Morfológico 2º Trimestre

O exame morfológico fetal, quando realizado em datas específicas, tem objetivo avaliar a anatomia do feto, para isso examinamos a cabecinha, o tronco, abdome, bracinhos e perninhas, e no caso do segundo morfológico, que é feito entre 18 e 24 semanas, procuramos ver se o bebê tem alguma doença, como espinha bífida aberta, hérnias diafragmáticas congênitas, osteocondrodisplasias entre outras.

Aqui fazemos também o rastreamento de doenças no coração do bebezinho, através do protocolo da ISUOG. Avaliamos ainda a posição do feto, a quantidade de líquido amniótico e a placenta. Fazemos também a estimativa do peso fetal.

Além de ver o bebezinho, fazemos também a avaliação do colo do útero da gestante, através de exame transvaginal, para detectar o risco de o colo não conseguir segurar o bebê.

Ao final do exame você receberá informações sobre o estado de saúde do bebê, bem como sobre as possibilidades de tratamento caso este seja necessário, ou ainda sobre a necessidade de se fazer outras investigações, por exemplo, em caso de doenças raras.